quinta-feira, 5 de março de 2009

10º passo e ULTIMO PASSO: Ingestão de arroz e feijão

Dentre os pratos típicos brasileiros esta o arroz com feijão. Mas quando se fala desta combinação, logo todo mundo pensa em carboidratos. Só que essa dupla tem muito mais pra oferecer no nosso dia-dia do que apenas calorias.
O arroz juntamente com o feijão, fornece todos os aminoácidos que auxiliam nosso corpo a formar suas próprias proteínas (músculos, pele, cabelos, unhas, ossos, cicatrização). O aminoácido do qual o feijão é deficiente está contido no arroz e vice-versa. Ou seja: um completa a deficiência do outro, formado uma refeição com ótimo valor protéico.
O arroz integral também é rico em vitaminas do complexo B e minerais como o selênio, zinco e potássio, além de ser uma ótima fonte de energia, devido ao alto teor de amido. Por outro lado, o arroz branco ou polido perde grande parte destes nutrientes durante a industrialização. Como todos os cereais, o arroz é pobre em gordura.
Já o feijão fornece fibras solúveis que modulam os níveis da glicose sanguínea, regularizam o hábito intestinal e colaboram na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Contém o ferro "não heme", forma encontrada nas fontes vegetais e de menor absorção pelo nosso organismo. Entretanto, quando na mesma refeição são consumidos alimentos fontes de vitamina C (laranja, kiwi, acerola, tomate, abacaxi, maracujá), o ferro "não heme" tem sua absorção aumentada.
A combinação arroz e feijão também equilibra o índice glicêmico. Enquanto o arroz dispara a taxa de glicose no sangue, o feijão, com seu alto teor de fibra, auxilia na estabilização da glicemia, sendo uma ótima mistura para os diabéticos. O consumo dos dois alimentos também proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle da manifestação de cáries.
Mas vá com calma! Quase todos os alimentos quando ingeridos em grandes quantidades podem engordar. Sempre tenha um equilíbrio na dieta. A proporção ideal entre arroz e feijão é de 2 porções de arroz para 1 porção de feijão



PRONTO AGORA É SÓ COMEÇAR A SEGIR ESSES PASSOS, PARA TER UMA VIDA TOTALMENTE SAÚDAVEL E FELIZ!!!!

Um comentário:

  1. 1, 2... Feijão com Arroz!!!!!!!
    Hehehehhehe

    Legal essa seguencia de postagem sua!!! Ficou lindo e super interessante!!

    Bjinho, Nutrifoquete! ;)

    ResponderExcluir