quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

9º passo: Consumo de carnes, aves e peixes


Uma alimentação balanceada deve conter grande variedade de alimentos incluindo carne branca, vermelha, peixe, laticínios, frutas, vegetais e grãos. Desde a pré-história, fazem parte do consumo alimentar humano as carnes e outros alimentos de origem animal. Dentre eles estão as carnes bovinas e suínas, miúdos (fígado, rim, coração, etc.), aves, peixes, ovos, bem com o leite e seus derivados.
Há muitos rumores de que o consumo de carnes, em especial a vermelha, traz malefícios à saúde, como o aumento o colesterol e do risco de câncer, entre outros. Porém, os estudos que indicam que o problema é o consumo excessivo. Não podemos nos esquecer de que as carnes são ótimas fontes de proteínas de alto valor biológico, ou seja, possuem uma carga completa de aminoácidos essenciais à vida humana. As proteínas são a matéria-prima para a formação dos órgãos, pele, cabelos, anticorpos, e outras estruturas e substâncias fundamentais para o organismo. De qualquer maneira, a não ingestão da carne vermelha não faz mal ao organismo, desde que sejam consumidas outras carnes, como aves e peixes.
As carnes também são ricas em vitaminas do complexo B e minerais como o zinco e o ferro. O ferro é muito importante na prevenção da anemia, que provoca cansaço e dificuldade de desenvolver atividades do cotidiano. Os miúdos são ótimas fontes de ferro e devem compor a alimentação da família, pelo menos uma vez por semana. Mais que isso não é recomendado, uma vez que também são ricos em gorduras saturadas e colesterol. Carnes brancas também contém ferro.
As carnes vermelhas são alimentos nutritivos, mas devem ser consumidas com moderação por conterem alto teor de gorduras saturadas e colesterol, constituindo um risco para doenças do coração. Peixes e aves contém menor quantidade desses nutrientes. Em particular, os peixes são ricos em gorduras insaturadas e ácidos graxos essenciais ômega-3 e ômega 6, que quando consumidos com moderação fazem bem à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário