quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

6º passo: Aumento da ingestão de frutas e verduras



Uma alimentação saudável tem como característica o consumo de 5 porções de frutas e legumes ao dia, conduta orientada pela Organização Mundial de Saúde. Para facilitar, basta ingerir um desses alimentos em cada refeição do dia, já que o recomendado também é de 4 a 6 refeições. A maior variedade de alimentos está neste grupo, podendo nos oferecer combinações diferentes sem tornamos uma alimentação repetitiva, variando na cor, sabor, aroma e na forma de preparação, como: crus, cozidos, sucos, vitaminas e sopas.
As frutas e legumes são considerados os mais completos alimentos dentre os outros, pois fornecem o mínimo de energia ao corpo (o mesmo que caloria) e por outro lado, oferece uma grande variedade de macro e micronutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, principalmente as vitaminas, minerais e fibras.
Em pesquisas recentes, alguns nutrientes encontrados nas frutas e legumes vêm ganhando destaque por maximizarem os efeitos preventivos contra doenças cardiovasculares, carências nutricionais, obesidade e alguns tipos de câncer. Como exemplo, os antioxidantes, bioflavonóides e ácido fólico estão relacionados por fortalecerem os vasos capilares, combater os radicais livres prevenindo os ataques cardíacos. A vitamina C, conhecida principalmente por sua ação antiviral e antiinflamatória tem uma importante relação com absorção de ferro, aumentando os níveis de ferritina sérica na hemoglobina, função essencial para as mulheres que estão na menopausa. E na obesidade contribui de forma significativa para aumentar a saciedade.
Infelizmente, no Brasil o consumo de frutas e legumes ainda é baixo, apenas 17,7% da população atende as recomendações e no geral, são as mulheres que mais se preocupam com essa ingestão. Fato que resulta na grande incidência das doenças, as quais o consumo de frutas e legumes tem efeito preventivo.
Poucas são as restrições de frutas e legumes. Diabéticos e obesos, precisam ingerir frutas, porém sem exageros. E vale ressaltar, na importância de higienizar corretamente os alimentos ainda mais nos dias de hoje, onde usam muito agrotóxicos. Sempre dê preferência aos alimentos crus, frescos e da época, pois concentram em maior quantidade os nutrientes.



2 comentários: