sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

5º passo: Redução do consumo de sal

Sal de cozinha é composto por 60% de cloro e 40% de sódio. No metabolismo, o sódio tem importante função no transporte de substâncias pelas membranas e na regulação dos fluídos intra e extracelulares, atuando no controle da pressão sanguínea. No entanto, o consumo médio de sal pelos brasileiros chega a ser três vezes o limite máximo recomendando para uma alimentação saudável.
Evidências apontam muitos benefícios com a restrição no consumo de sódio, diretamente relacionadas com a redução da pressão arterial e menores complicações cardiovasculares. A recomendação do consumo máximo de sal por dia é de 5 gramas por pessoa, o equivalente a uma colher rasa de chá. Esta quantidade de sal é suficiente para atingir as necessidades de sódio e iodo, destacando-se a importância do uso de sal iodado.
É importante ressaltar que o consumo de alimentos industrializados e conservados em salmoura deve ser observado. A maioria destes alimentos contém altas concentrações de sódio, sendo essas expressas nos rótulos. Alguns exemplos destes alimentos são embutidos, queijos, conservas, sopas, molhos e temperos prontos. As indústrias devem então comprometer-se a adotar técnicas de produção de alimentos com menores quantidades de sódio, com qualidade e custos acessíveis.
Alguns grupos precisam ficar masis atentos ainda à ingestão de sódio: pessoas com histórico familiar ou pessoal de gordura no sangue, problemas renais, hipertensão arterial, problemas cardíacos, além de gestantes e idosos.
Reduza o consumo de sal na sua alimentação. Evite o uso de saleiro à mesa e aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos. Evite molhos prontos e utilize ervas frescas ou secas e suco de frutas para incrementar o sabor das preparações. Ao iniciar uma redução no consumo de sal de sua alimentação pode parecer que os alimentos têm “menos” sabor, mas é uma questão de tempo para que as cédulas do paladar se adaptem ao sabor menos intenso do sal.
para ler mais sobre Hipertensão, ingestao de sodio entre no Portalnutricaoemfoco

Um comentário:

  1. Sal é bom e importante... mas em excesso faz mal! Tudo em excesso faz mal!!! O segredo da boa alimentação é o equilíbrio!

    ResponderExcluir