
Evidências apontam muitos benefícios com a restrição no consumo de sódio, diretamente relacionadas com a redução da pressão arterial e menores complicações cardiovasculares. A recomendação do consumo máximo de sal por dia é de 5 gramas por pessoa, o equivalente a uma colher rasa de chá. Esta quantidade de sal é suficiente para atingir as necessidades de sódio e iodo, destacando-se a importância do uso de sal iodado.

É importante ressaltar que o consumo de alimentos industrializados e conservados em salmoura deve ser observado. A maioria destes alimentos contém altas concentrações de sódio, sendo essas expressas nos rótulos. Alguns exemplos destes alimentos são embutidos, queijos, conservas, sopas, molhos e temperos prontos. As indústrias devem então comprometer-se a adotar técnicas de produção de alimentos com menores quantidades de sódio, com qualidade e custos acessíveis.
Alguns grupos precisam ficar masis atentos ainda à ingestão de sódio: pessoas com histórico familiar ou pessoal de gordura no sangue, problemas renais, hipertensão arterial, problemas cardíacos, além de gestantes e idosos.
Reduza o consumo de sal na sua alimentação. Evite o uso de saleiro à mesa e aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos. Evite molhos prontos e utilize ervas frescas ou secas e suco de frutas para incrementar o sabor das preparações. Ao iniciar uma redução no consumo de sal de sua alimentação pode parecer que os alimentos têm “menos” sabor, mas é uma questão de tempo para que as cédulas do paladar se adaptem ao sabor menos intenso do sal.
para ler mais sobre Hipertensão, ingestao de sodio entre no Portalnutricaoemfoco
Sal é bom e importante... mas em excesso faz mal! Tudo em excesso faz mal!!! O segredo da boa alimentação é o equilíbrio!
ResponderExcluir